Olá, bem-vindo ao meu blog!!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Deixem os Emos em paz !!!



Faz tempo que quero defender uma turma que tem sido agredida por todos os lados: os Emos. Emo é o apelido carinhoso do estilo musical Emotional Hardcore, ou 'porrada sensível'. Resumindo: os Emos são barulhentos, mas têm um bom coração.

Todo mundo fala mal desses adolescentes que só se vestem de preto, usam maquiagem e 'choram' nas músicas. Não sou Emo (tenho idade para ser pai de algum, no máximo), mas essas críticas me incomodam. Deixem os Emos em paz! Eu já fui um adolescente de cabelo comprido e agüentei muita gozação porque era da tribo do heavy metal. Eu odiava uma canção que fazia sucesso na época, 'Os Metaleiros Também Amam'. Hoje vejo que a letra era até divertida. Engraçado como o mundo muda quando a gente cresce.


Triste, porém, é ver que muitos que já pertenceram a alguma tribo do rock (Hippies, Darks, Punks) fazem piadinha do visual dos Emos. Deve ser saudade dos "velhos tempos", quando também passavam a tarde inteira falando sobre suas bandas favoritas.

Fazer parte de uma tribo na adolescência é a coisa mais normal do mundo. Os Emos têm um visual meio estranho? Eu também acho. Há Emos meio exagerados? Provavelmente. Assim como há alguns fãs de samba, tecno, MPB ... ou empresários, atores, dentistas, mecânicos, jornalistas. Todo mundo pertence a algum tipo de tribo. E nenhuma é melhor do que a outra. É apenas diferente.

Outra coisa que me incomoda: será que alguém que fala mal já ouviu uma banda Emo? Porque se a garotada gosta tanto, eles devem estar fazendo alguma coisa certa, não? Acho que a crítica – e eu me incluo aí – deveria saber que não adianta elogiar um disco de jazz para um garoto. Além disso, bandas Emo como Panic! At the Disco e My Chemical Romance lançaram excelentes discos. Conclusão: há bandas de Emo boas e bandas de Emo ruins. Como em todos os estilos, aliás.

Mas e se o Emo for só um modismo? Sem problemas. Ele é. E só vai voltar à moda daqui a 20 anos, quando será considerado cult ou tipo de 'classic rock'. A música anda sempre em ciclos: os adolescentes que hoje são Emos serão os críticos de rock do futuro e certamente vão falar bem sobre o estilo. Só espero que não falem mal da nova tribo que estiver chegando.

0 comentários:

Postar um comentário

Nós aceitamos sugestõe,críticas e elogios sobre o blog.