Olá, bem-vindo ao meu blog!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pós-Emo



Calças justas, camisetas de bandas indies, maquiagens super exageradas, óculos retrô, mullets, all star, botinhas plataformas, Orkut, MySpace...

Um novo estilo, que mistura comportamento, moda e exposição da própria imagem no mundo virtual; está surgindo entre os jovens brasileiros que tentam escapar do preconceito emo: é o from UK, formado por meninos e meninas (menores de idade, na maioria) que resolveram glamourizar o visual e abandonar a dor-de-cotovelo, tendo como inspiração os jovens britânicos.

Agora, uma parada para uma retrospectiva histórica: assim como o emo, o movimento punk dos anos 70 também fez algo parecido (com maior relevância), quando explorou a imagem e promoveu o famoso lema “do it yourself” (faça você mesmo), o que desencadeou uma autêntica avalanche de estilos e bandas de rock.

No entanto, emos e punks são diferentes em um ponto fundamental: a atitude. Emos reclamam das lamúrias da vida e ficam passivos diante da situação. Os punks também reclamavam, mas queriam promover uma revolução, uma anarquia, a desordem. O punk resultou no pós-punk, que, por sinal, foi muito mais importante (como um Frankenstein, onde a criatura se sobressai sobre o criador) e influente. O emo, pelo jeito, está resultando no from UK.

Para os "miguxos" UKs, a postura “do it yourself” funciona adotando a internet como ferramenta de exposição individual. Neste contexto, o uso do Orkut e fotologs são bem-vindos (para eles), e novas bandas estão virando mania entre a gurizada from UK, grande parte delas descobertas no MySpace: Funeral for A Friend, Tokio Hotel, etc.

Se o emo começar a vislumbrar novos caminhos comportamentais e musicais, como parece estar acontecendo (gerundismo de graça), não ficando apenas na superficialidade da imagem, essa galera já tem o meu perdão. E eu escrevi "se" e "parece" (que fique bem claro).

0 comentários:

Postar um comentário

Nós aceitamos sugestõe,críticas e elogios sobre o blog.